Como lidar com a burocracia na compra do imóvel?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das melhores partes da compra de um imóvel é a procura e escolha da propriedade desejada, porém a partir desse momento é preciso organizar toda a documentação e outras ações para realizar a compra da propriedade.

Mas você sabia que lidar com a burocracia na compra do imóvel pode ser mais simples do que parece? Basta que você conte com um profissional habilitado, como um correspondente bancário ou um despachante imobiliário

Mesmo contando com esses profissionais, é necessário organizar os documentos que serão utilizados para comprar a propriedade.

Confira neste post como fazer isso!

Em toda formalização há uma parte burocrática que muitas pessoas não querem ou não sabem lidar. Contudo, quando temos o conhecimento dos trâmites corretos, esse processo é muito mais fácil e rápido.

Como em toda a compra, é necessário se precaver de possíveis problemas, realizar de maneira correta toda a parte burocrática, pois isso diminui as chances da negociação dar errado ou de futuros problemas com a compra do imóvel. Para ajudar, listamos 3 dicas que facilitam na hora de lidar com a parte burocrática da compra do imóvel.

3 dicas para lidar com a burocracia na compra do imóvel

1. Verifique se a sua documentação está completa

Para que a negociação tenha andamento, e a compra do imóvel seja efetuada é preciso que toda a burocracia na compra do imóvel seja cumprida. Assim, alguns dos documentos que você precisar apresentar:

  • certidão de estado civil atualizada (validade de 90 dias);
  • certidão de quitação de tributos federais, para comprador que atue como comerciante;
  • certidões negativas dos vendedores e do imóvel;
  • comprovantes de renda atualizados
  • cópia do CPF;
  • cópia do RG;
  • escritura pública de pacto antenupcial;
  • entre outros documentos que possam ser exigidos na hora da compra.

2. Solicite a pré- aprovação de crédito

Vai utilizar o crédito imobiliário para comprar o imóvel? Então, faça a solicitação da pré-aprovação com antecedência. Assim, é possível verificar as taxas oferecidas por cada banco, e escolher a melhor. Outra vantagem de solicitar a pré-aprovação do crédito, é ter a certeza do valor máximo do crédito, sendo possível maior tranquilidade na escolha do imóvel que fique dentro do orçamento.

Você pode fazer uma simulação de crédito imobiliário em diversas instituições, gratuitamente. Caso decida solicitar a pré- aprovação, você terá meses para utilizá-lo. Para facilitar a simulação e pré aprovação do crédito, utilize os serviço do correspondente bancário, pois é possível ter acesso a simulações e solicitações de aprovação de crédito em diversas instituições financeiras do país, facilitando mais uma etapa da burocracia na compra do imóvel.

3. Utilize os serviços de um despachante imobiliário

Se você não quer lidar sozinho com a burocracia na compra do imóvel, o melhor é contar com os serviços do despachante imobiliário, responsável por cuidar e facilitar todo o processo de compra do imóvel. Alguns dos serviços prestados pelo despachante imobiliário:

  • despachar documentos;
  • fazer a intermediação entre o cliente e as instituições públicas e privadas, que são exigidas para efetivar a compra do imóvel;
  • representar o comprador do imóvel  junto a instituições públicas e privadas;
  • resolução de problemas e situações burocráticas;
  • retirada da escritura do imóvel;
  • entre outros serviços prestados para agilizar a  burocracia na compra do imóvel.

Lembre-se: ao decidir pela contratação de um despachante imobiliário, pesquise e escolha uma empresa confiável e capacitada para exercer essa atividade.

Ficou desanimado com tanta burocracia? Nós da IDEAL podemos cuidar de toda burocracia para você, entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *