O que faz um correspondente bancário?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você  sabe o que é  correspondente bancário? Atualmente, as instituições bancárias e financeiras buscam prestar serviços com maior eficiência aos seus clientes,  e o correspondente bancário é a parceria adequada para as instituições que desejam prestar um atendimento diferenciado e de qualidade aos seus clientes.

Para conhecer melhor como funciona os serviços de um correspondente bancário, continue a acompanhar este post exclusivo sobre o assunto!

Afinal, o que faz um correspondente bancário?

Basicamente, o correspondente bancário atua como um intermediador entre instituições bancárias e seus clientes, permitindo o fácil e prático acesso a linhas de crédito e outros serviços do tipo, como: crédito imobiliário, empréstimo pessoal, consignado, além de outras atividades e serviços que são prestados em bancos e financeiras.

Uma grande vantagem do correspondente bancário, é que ele é cadastrado nas principais instituições financeiras, o que te ajuda a encontrar a melhor opção de financiamento sem precisar buscar em diferentes bancos.

Regulamentação para funcionamento 

Para atuar o correspondente bancário deve ser pessoa jurídica, ou seja,  ter um CNPJ, com permissão para atuar como intermediadora de bancos, financeiras e seus clientes.

A sua atuação é regulamentada e permitida pelo Banco Central (Bacen), que é o órgão do Governo Federal responsável por controlar a inflação do Brasil e também supervisionar as instituições financeiras, incluindo os correspondentes bancários, além de outras responsabilidades que o Bacen possui.

A Lei que regulamenta o correspondente bancário são as resoluções de Nº3110 e Nº3156, do Banco Central (Bacen), criadas em 2003.

Serviços prestados pelo correspondente bancário

O correspondente bancário é responsável por prestar diversos serviços que facilitam e permitem o fácil acesso a operações de crédito de diversos tipos. Alguns dos serviços prestados são:

  • Análise de crédito imobiliário;
  • Análise  de crédito;
  • Desenvolve tarefas que envolvem processamento de dados;
  • Efetua ordens de pagamentos;
  • Faz a solicitação de empréstimos para empresas;
  • Permite a aplicação e o resgate de diversos fundos de investimentos;
  • Realiza a  abertura de conta conta de poupança;
  • Realiza a solicitação de diversos tipos de financiamentos;
  • Realiza a solicitação de empréstimos pessoais;
  • Realiza Proposta de abertura de conta a prazo;
  • Recebe e faz pagamento de diversos tipos de contas;
  • Serviços de cobranças diversas;
  • Solicita  cartões de débito e de crédito;
  • Solicita  cartões de débito e de crédito para aposentados, pensionistas;
  • Solicita proposta de abertura de conta de depósito à vista;
  • Entre outros serviços que o correspondente bancário está apto a prestar.

Quem pode se beneficiar do serviços prestados pelo correspondente bancário?

Todas as pessoas que utilizam os serviços de bancos e financeiras. O correspondente bancário permite acesso a crédito imobiliário, para quem quer adquirir um imóvel próprio. Além disso, também permite a solicitação de outras linhas de crédito, como consignado e crédito pessoal,  a sua concessão é feita por meio de análise de crédito.

Ou seja, o correspondente bancário presta auxílio para situações importantes que o cliente bancário possui, realizando atendimento com a mesma presteza, sigilo, qualidade e atenção dos bancos e financeiras de qual é parceiro para atuar com intermediadora de seus clientes.

Benefícios de utilizar os serviços de Correspondente Bancário

Ao solicitar os serviços de um correspondente bancário experiente, você poderá contar com:

  • Serviços especializados na solicitação do crédito imobiliário e proposta para diversos bancos do país que oferecem o financiamento;
  • Maior comodidade, pois é possível ter acesso fácil a várias opções de bancos sem ter que sair de sua casa;
  • Aprovação rápida do crédito imobiliário, pois esse tipo de profissional somente atua com crédito imobiliário e conhece as exigências dos principais bancos para análise de renda;
  • Atendimento realizado por equipe especializada e de forma gratuita, ou seja, você não precisará pagar nada pela consultoria do correspondente bancário, já que é a instituição bancária escolhida que faz o pagamento dos serviços prestados pelo correspondente.

Cuidados necessários ao utilizar os serviços do correspondente bancário

Como em todo serviço financeiro ou bancário, é preciso ter alguns cuidados para se prevenir de instituições que não são regulamentadas para atuarem como correspondente. Os 3 cuidados essenciais são:

1. Verifique o tempo de mercado da empresa

Antes de escolher o Correspondente Bancário é importante verificar a qualidade e idoneidade do mesmo. Uma forma de checar isso é pesquisar sobre o tempo de mercado que a empresa tem e o que os clientes dizem sobre ela.

2.  Analise as cartas de recomendação 

Quando uma instituição bancária e financeira contrata um correspondente bancário para ser seu intermediador com seus clientes, ela também concede uma  carta de recomendação. O documento atesta a qualidade e segurança dos serviços prestados por esse correspondente.

3. Não faça nenhum depósito ou transação bancária ou financeira antes de verificar a idoneidade da empresa

O Correspondente Bancário não irá lhe cobrar pelo serviço de análise de crédito, pois quem o paga é a instituição financeira, ou seja, os bancos. Após os devidos cuidados, você pode utilizar com segurança todos os serviços oferecidos!  

Gostou do post? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de correspondente bancário!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *