5 problemas que as pessoas enfrentam ao comprar um novo imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

O sonho de comprar o primeiro imóvel é comum a muitas pessoas. Contudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes para evitar  transtornos nessa transação. Assim, descubra os 5 problemas que as pessoas enfrentam ao comprar um novo imóvel!

1. Não estar pronto para comprar um novo imóvel

A falta de conhecimento e de preparo são alguns dos pontos mais problemáticos para quem vai comprar o primeiro imóvel. Por isso, é essencial preparar-se para comprar o novo imóvel. Com isso, é importante:

  • Contar com o apoio de um profissional da área para resolver e sanar dúvidas sobre contratos, registros e documentos.
  • Conhecer os procedimentos básicos para não cometer erros durante o processo de compra, como termos do contrato, registro do imóvel, entre outros pontos importantes.

2. Não ser racional

Quando o processo de compra de um imóvel se inicia é comum deixar-se levar pela empolgação e, com isso, esquecer de tomar as precauções para evitar problemas com a aquisição da casa nova. E quando isso acontece fica muito mais fácil ser enganado ou comprar por impulso, fazendo um mau negócio. Ou seja, mesmo que a propriedade escolhida pareça uma ótima oportunidade, só assine o contrato quando todos as consultas e cuidados forem tomados.

3. Não consultar se quem vende é realmente o proprietário do imóvel

Para não cair em golpes, é preciso sempre consultar se quem vende o imóvel é realmente o proprietário. Por isso, mesmo que o vendedor  seja parente, filho, cônjuge, é necessário verificar se o proprietário sabe e autoriza a venda da propriedade. Além disso, para se precaver, exija alguns documentos que comprovem a situação do imóvel, como:

  • Matrícula do imóvel com certidão de ônus no Cartório de Registro, que emite o documento por meio de pagamento de uma taxa. As informações da matrícula são as que valem, independente de outros documentos. Por isso a sua consulta é essencial.
  • Documentos originais do proprietário e do imóvel.

Lembre-se: não faça nenhum pagamento antes de verificar todas essas informações. O pagamento deve ser depositado na conta do proprietário do imóvel, não de terceiros.

4. Não verificar se a propriedade pode ser vendida

Alguns imóveis podem ser utilizados como garantia de pagamento, assim é preciso verificar se a propriedade que pretende comprar pode ser vendida. Alguns compradores podem até perder o novo imóvel comprado, em casos de ação judicial e, com isso, podem ficar com o prejuízo financeiro.  Para não ter prejuízos no futuro, o ideal é ir até o Cartório de Registro de Imóveis e verificar a matrícula com certidão de ônus do imóvel.

5. Não verificar se o proprietário possui processos judiciais ou execuções extrajudiciais

Se o proprietário estiver com alguma processo ou execução judicial, as chances de você comprar o imóvel e perdê-lo são grandes. Afinal, a justiça pode pedir a anulação da venda, para que esse imóvel seja utilizado para pagamento de dívidas, multas e indenizações de responsabilidade do antigo dono. Para se precaver disso, é preciso:

  • Consultar se e o proprietário possui dívidas municipais, estaduais, federais, INSS, na justiça do trabalho,  e até mesmo em bancos e financeiras. Esse tipo de informação pode ser consultada por meio do CPF do proprietário.
  • Emitir certidões nessas entidades diretamente nas unidades físicas ou por meio da internet, informando o CPF do dono da propriedade.

Ao evitar esses problemas ao comprar um novo imóvel, as chances da transação ser bem sucedida aumentam.

Você gostou deste texto sobre os 5 problemas que as pessoas enfrentam ao comprar um novo imóvel? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *