Quais tipos de garantia posso dar em um financiamento imobiliário?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de comprar um imóvel é por meio do financiamento imobiliário. Porém, por ser um processo bancário e que possui diversos termos desconhecido da maioria, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre esse tipo de crédito – uma das mais frequentes é sobre o tipo de garantia de financiamento exigida. Se a dúvida também é sua, saiba aqui quais são os tipos e como funciona as garantias de financiamento imobiliário!

Para reduzir os riscos das operações de crédito, o Banco Central (BACEN) determina que as instituições bancárias e financeiras do país solicitem formas de garantias que diminuam a chances de inadimplência, o crédito imobiliário é uma das operações que possuem essa exigência. Confira os tipos de garantias que podem ser utilizadas ao solicitar o crédito imobiliário.

Quais são os tipos de garantias de financiamento imobiliário?

No país há dois tipos de garantias de financiamento imobiliário: as pessoais e as reais.

Garantia de financiamento pessoais (fidejussórias)

São consideradas garantias pessoais a fiança e aval. As instituições costumam solicitar garantia de 130% sobre o valor do crédito solicitado, em média.  Nesta garantia, é necessário que uma terceira pessoa fica responsável por pagar a dívida do solicitante do crédito, caso ele não honre com o pagamento.

Garantia de financiamento reais

São consideradas garantias reais: o penhor, alienação fiduciária e a hipoteca.  Neste tipo de garantia, o solicitante do crédito imobiliário precisa ter alguma bem móvel ou imóvel em seu nome, podendo variar conforme a garantia real apresentada ou exigida pela instituição.

Tanto a garantia real quanto a pessoal fazem parte do contrato do crédito imobiliário solicitado. Dessa forma, o contratante do financiamento garante que vai honrar com o pagamento do seu financiamento e, caso não pague, a instituição bancária tenta receber os valores devidos. Se mesmo assim, se o solicitante do financiamento não efetuar o pagamento do seu financiamento, a instituição bancária pode recorrer a Justiça para a execução da dívida.

A instituição bancária que oferece o crédito pode solicitar a abertura de uma conta corrente em nome do solicitante do financiamento. A conta será utilizada para movimentar os valores depositados referentes ao crédito.  Mesmo com a aprovação e liberação do financiamento, o consumidor não é obrigado a adquirir nenhum outro produto ou serviço bancário.

Vantagens da garantia de financiamento

Cada tipo de garantia possui vantagens, tanto as pessoais quanto as reais.

Vantagens das garantias pessoais (fidejussórias)

São algumas das vantagens das garantias de financiamento imobiliário pessoais:

  • Não há necessidade de ter um bem móvel ou imóvel em seu nome, já que uma pessoa pode ser a garantia pessoal do solicitante.
  • Não há necessidade de apresentar documentos de bens no nome do solicitante do crédito, e sim da pessoa que fica como fiadora do solicitante.

Vantagens das garantias reais

São algumas das vantagens das garantias de financiamento imobiliário reais:

  • O solicitante do crédito não precisa solicitar que nenhuma outra pessoa fique como fiadora sua, pois o seu bem móvel ou imóvel tem essa função.
  • Pode ser utilizada tanto o bem imóvel quanto bem móveis, como: joias, veículos e outros bens que estejam no nome do solicitante.

Com essas garantias possíveis em um financiamento habitacional/imobiliário, você tem muito mais opções, não é verdade? Então, se você deseja continuar conhecendo mais sobre o assunto, baixe o guia completo: Como conseguir o melhor financiamento imobiliário? Fique mais perto da compra do seu imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *