7 cuidados para ter ao solicitar aprovação de crédito imobiliário

Tempo de leitura: 6 minutos

A casa própria é considerado um dos maiores sonhos do brasileiro, você sabia?  Já o financiamento imobiliário é uma das melhores formas para a compra de um imóvel. Porém, como todo solicitação de crédito, é preciso passar por uma aprovação de crédito imobiliário e  ter alguns cuidados antes de obter esse tipo de financiamento.

Por ter diversas regras e termos um pouco complicados, algumas pessoas ficam confusas quanto a solicitação do crédito imobiliário. Para solucionar essas dúvidas, listamos os 7 cuidados necessários antes de fazer a solicitação de crédito imobiliário.

1. Fique atento ao percentual da aprovação de crédito imobiliário

Ao solicitar o crédito imobiliário, é preciso atenção ao limite máximo de financiamento oferecido pela instituição. Em geral, o limite máximo praticado no país é de até 80% do valor do imóvel.

Para exemplificar: digamos que você deseja financiar um imóvel de R$500.000. Dessa forma, o limite máximo que poderá solicitar de crédito imobiliário é de R$400.000.

Nesse caso, é preciso efetuar o pagamento da entrada de 20% do valor do imóvel. Para efetuar o pagamento, é preciso ter os recursos próprios,  fazer uso do FGTS, solicitar empréstimos pessoais, ou ainda verificar outro tipo de linha de crédito disponível no mercado.

Alguns correspondentes bancários especializados em aprovação de crédito imobiliário podem oferecer boas opções para quem não tem o valor mínimo da entrada do financiamento do imóvel.

2. Verifique o prazo de aprovação

Ao solicitar a aprovação de crédito imobiliário e entregar toda a documentação exigida, a aprovação deve ser rápida, entre 1 a  5 dias úteis. Dessa forma, é possível ter acesso mais rápido ao financiamento, evitando pagar multas e até perder o imóvel pela demora no processo de liberação do crédito.

3. Conheça o prazo de validade da carta de crédito

A carta de crédito pode ser obtida antes mesmo da escolha do imóvel, sendo liberada em até 5 dias úteis após a solicitação, caso seja aprovada pela instituição.

Dessa forma, a carta de crédito pode ser utilizada em 90 dias após a data da sua concessão, em média. A carta de crédito é um documento emitido pela instituição bancária.  

A carta funciona como uma garantia, ou seja, o banco atesta que você terá meios financeiros para quitar o imóvel que deseja comprar.

A carta de crédito possui uma grande vantagem, pois ela pode ser solicitada antes mesmo da escolha do imóvel, permitindo assim maior tranquilidade e segurança na hora da escolha e compra da sua casa.

4. Tenha cautela com a indicação da Imobiliária

A consultoria de uma imobiliária é de grande ajuda na escolha do imóvel adequado, pois ela possui conhecimento do mercado imobiliário da região escolhida para a compra da propriedade, além de outros conhecimentos da área de imóveis.

Porém, é preciso ter cautela com a escolha da imobiliária. Além disso, ao escolher uma imobiliária, é recomendado verificar se os bancos indicados pela imobiliária possuem as melhores taxas do mercado para o financiamento imobiliário.

Com a pesquisa prévia das melhores taxas bancárias para financiamento de imóvel, é possível escolher o crédito imobiliário com taxas mais baixas e economizar dinheiro na compra do seu imóvel.

5. Procure correspondente bancário que tenha experiência em solicitação de crédito imobiliário

Com o auxílio do correspondente com experiência em aprovação de financiamento imobiliário, suas chances de sucesso na solicitação aumentam, além de permitir o acesso a mais opções de crédito imobiliário, de acordo com o seu perfil.

Ao solicitar os serviços de um correspondente bancário experiente, você poderá contar com:

  • Serviços especializados na solicitação do crédito imobiliário e proposta para diversos bancos do país que oferecem o financiamento;
  • Maior opções de financiamento imobiliário;
  • Maior comodidade, pois é possível ter acesso fácil a simulações de crédito imobiliário de diversas instituições bancárias do país;
  • Aprovação rápida, após a entrega da documentação, a instituição informa rapidamente se a proposta foi aprovada. Em caso de aprovação de crédito imobiliário, você poderá utilizar o crédito em até 90 dias, ou seja, bastante tempo para escolha do imóvel e tempo para resolver alguma pendência da propriedade, se for o caso;
  • Atendimento realizado por equipe especializada e de forma gratuita, ou seja, você não precisará pagar nada pela consultoria do correspondente bancário, já que é o Agente Financeiro (instituição bancária) escolhido é quem faz o pagamento aos  serviços prestados pelo correspondente.

6. Analise a estrutura do correspondente bancário

Ao escolher um correspondente bancário para fazer a solicitação da aprovação de crédito imobiliário, é necessário ficar atento a sua estrutura, conhecimento e profissionalismo.

Dessa forma, você pode verificar se o correspondente atende ou não as suas expectativas.

Para solicitar a aprovação de crédito imobiliário, o ideal é escolher uma instituição que possua atendimento rápida, mais sem deixar de lado a atenção aos detalhes necessários para que a aprovação de crédito imobiliário seja bem sucedida.

Além disso, busque um correspondente que tenha cartas de recomendação, ou seja, se é indicado pelos Agentes Financeiros. Um bom correspondente bancário precisa ter as cartas de recomendação dos bancos que atende.

7. Tenha cuidado com as cobranças feitas pelo correspondente bancário

No crédito imobiliário, o correspondente bancário funciona como uma consultoria, ou seja, oferece as soluções para que o crédito imobiliário seja solicitado de maneira bem sucedida.

Por ser um facilitador entre a instituição bancária e o consumidor, o correspondente é pago pela própria instituição que libera o financiamento imobiliário. Dessa forma, quem solicita o crédito imobiliário não precisa fazer nenhum pagamento pelos serviços prestados pelo correspondente bancário.  

Fique atento a possíveis cobranças irregulares feitas por alguns correspondentes bancários, e não efetue nenhum pagamento prévio antes de verificar junto ao banco se a taxa  cobrada é realmente de sua responsabilidade de pagamento. Em casos de descontentamento, antes da aprovação do crédito, você ainda tem a opção de buscar um correspondente que melhor atenda às suas expectativas.

Você curtiu este post sobre os cuidados necessários para ter ao solicitar a aprovação de crédito imobiliário? Tem alguma outra dúvida sobre o financiamento? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências referente ao crédito imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *