O que determina as taxas de juros de financiamento imobiliário?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que uma das formas mais práticas e acessíveis de comprar um imóvel é por meio do crédito imobiliário? Porém essa solução possui algumas características que precisam ser conhecidas antes da melhor escolha para financiar o seu imóvel – uma delas são as taxas de juros cobradas nesse tipo de financiamento.

Vamos conhecer como funciona e o que determina as taxas de juros de financiamentos imobiliários?

Para exemplificar o funcionamento das taxas de juros do crédito imobiliário, listamos 4 das principais dúvidas de quem escolhe utilizar esse crédito para realizar o sonho da compra do imóvel desejado.

1. Como são definidas as taxas de juros de financiamento imobiliário?

Basicamente, as taxas de juros cobradas no crédito imobiliário é a forma que as instituições conseguem ter o lucro com o empréstimo feito ao consumidor que deseja comprar uma casa por meio desse crédito. O consumidor, também chamado de mutuário, paga por esse empréstimo por meio dos juros.

Caso as instituições emprestassem o montante do crédito sem juros, não teriam lucro, pois a inflação faria com que elas tivessem a desvalorização do valor emprestado.

2. O perfil do comprador interfere na taxa de juros cobrada no crédito imobiliário?

Sim, pois as instituições bancárias e financeiras do país levam em consideração diversos fatores na hora de conceder o crédito e a taxa de juros cobrada – um desses fatores é a idade. No financiamento imobiliário não é diferente, afinal, trata-se de um crédito que é pago por um longo período, por décadas  muitas das vezes. Ou seja, quando o consumidor é mais jovem, pode conseguir taxa de juros menores e financiar seu imóvel por mais tempo.

Para exemplificar: digamos que uma pessoa de 30 anos financie uma casa por meio do crédito imobiliário, a instituição pode conceder um crédito para ser pago em até 360 meses, por exemplo.

Contudo, pessoas mais velhas tendem a ter um crédito com limite para pagar mais reduzido. Uma das razões para isso é que no crédito imobiliário há seguros como por invalidez permanente e morte.

3. Como é feita a composição das as taxas de juros de financiamento imobiliário?

Dois componentes em geral são utilizados para compor as taxas de juros de financiamento imobiliário, são os custos da operação e o spread bancário.

Os custos da operação são as origens dos recursos para oferecer o crédito, as mais comuns são a caderneta de poupança e o FGTS (Fundo de Garantia). Já o  spread bancário é a diferença entre o valor pago aos credores e que são cobrados dos consumidores. O spread existe para pagar as despesas operacionais das instituições bancárias e financeiras.

A inadimplência é uma dessas despesas.

4. Posso conseguir uma taxa de juros menor?

Conseguir taxas de juros de financiamento imobiliário menores é possível. Porém, alguns fatores podem ser requeridos pela instituição que vai conceder o crédito, como: renda considerável e que seja devidamente comprovada, alto poder de negociação e a escolha da melhor instituição para solicitar o financiamento imobiliário.

Gostou de conhecer um pouco mais como funciona as taxas de juros de financiamento imobiliário? Agora, assine a nossa newsletter e fique sempre bem informado sobre assuntos ligados a crédito e financiamento imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *