5 cuidados para ter ao solicitar aprovação de crédito imobiliário

Tempo de leitura: 5 minutos

A aquisição da casa própria é considerada uma das maiores ambições do brasileiro, você sabia?  E o financiamento imobiliário é uma das melhores formas para a compra de um imóvel. Atualmente ele está em 70% de todas as operações de aquisição de imóveis no País!

Porém, como toda solicitação de crédito, é preciso passar por uma aprovação de crédito imobiliário e ter alguns cuidados antes de obter esse tipo de financiamento.

Por ter diversas regras e termos um pouco complicados, algumas pessoas ficam confusas quanto ao processo. Para solucionar essas dúvidas, listamos os 5 cuidados necessários antes de fazer a solicitação de crédito imobiliário!

1. Fique atento ao percentual de empréstimo liberado pelo Banco

Ao solicitar o crédito imobiliário, é preciso atenção ao limite máximo percentual de financiamento oferecido pela instituição. Em geral, o limite máximo praticado no país é de até 80% do valor do imóvel.

Para exemplificar, digamos que você deseja financiar um imóvel de R$500.000. Dessa forma, o limite máximo que poderá solicitar de crédito imobiliário é de R$400.000. Isso irá depender diretamente da sua renda, e a parcela mensal do financiamento não pode ultrapassar 30% da sua renda. Com as taxas praticadas atualmente, o valor de sua parcela dará em torno de 1% do valor financiado.

Nesse caso, é preciso efetuar o pagamento da entrada de 20% do valor do imóvel. Para efetuar o pagamento do sinal,  é preciso ter os recursos próprios, sendo que o seu FGTS pode contar como sinal de negócio, desde que você atenda as exigência para uso do mesmo.

2. Verifique o prazo de aprovação

Ao solicitar a aprovação de crédito imobiliário e entregar a documentação completa, a aprovação na Caixa Econômica demora até 2 dias úteis e nos bancos privados até  5 dias úteis.

Você pode agilizar o processo, usando os serviços de um correspondente bancário multi-plataforma (que atende vários bancos), que terá agilidade e know-how para verificar o melhor banco para você.

Além disso, com esse serviço você não terá que ir em vários bancos, aguardar as análises de cada um e correr o risco de até perder o imóvel pela demora no processo de aprovação do crédito.

3. Conheça o prazo de validade da carta de crédito

A carta de crédito é um documento emitido pela instituição bancária, que funciona como uma garantia, ou seja, o banco atesta que você terá meios financeiros para quitar o imóvel que deseja comprar. Ela pode ser obtida antes mesmo da escolha do imóvel.

Essa é a opção mais segura para o cliente, aprovando o crédito antes da escolha do imóvel, para que não haja risco de após a compra ter o crédito recusado e ficar sujeito a pagar multas fixadas no Contrato de Promessa de Compra e Venda.

Dessa forma, a carta de crédito pode ser utilizada em até 90 dias após a data da sua concessão. No entanto, essa carta somente será mantida válida se não houver alteração nas condições de renda do comprador e ele se mantiver sem restrições cadastrais até o dia da Assinatura do Contrato de Financiamento.

4. Tenha cuidado com indicações da imobiliária

Algumas imobiliárias têm um relacionamento comercial com os Bancos e/ou indicam um despachante. Na maioria das vezes indicam o que der o retorno mais rápido para fechamento do negócio, deixando de levar em conta se essa é a melhor opção para o cliente em relação às taxas, prazos de emissão de contrato, se o imóvel atende as exigência do banco, etc.

Com a pesquisa prévia das melhores taxas bancárias para financiamento, é possível selecionar o crédito imobiliário com taxas mais baixas e economizar dinheiro na compra do seu imóvel.

5. Procure um correspondente bancário especializado em aprovação de crédito imobiliário

Com o auxílio de um correspondente bancário especializado em crédito imobiliário, suas chances de sucesso na aprovação aumentam exponencialmente, além de permitir o acesso a mais opções de crédito imobiliário, de acordo com o seu perfil.

Ao solicitar os serviços de um correspondente bancário experiente, você poderá contar com:

  • Serviços especializados na solicitação do crédito imobiliário e proposta para diversos bancos do país que oferecem o financiamento;
  • Maior comodidade, pois é possível ter acesso fácil a várias opções de bancos sem ter que sair de sua casa;
  • Aprovação rápida do crédito imobiliário, pois esse tipo de correspondente somente atua com crédito imobiliário e conhece as exigências dos principais bancos para análise de renda;
  • Atendimento realizado por equipe especializada e de forma gratuita, ou seja, você não precisará pagar nada pela consultoria do correspondente bancário, já que é a instituição bancária escolhida que faz o pagamento dos serviços prestados pelo correspondente.

Analise a estrutura do correspondente bancário, seu tempo de mercado, se conta com um sistema próprio para você ficar informado a todo tempo sobre o andamento do seu processo após a sua compra, o conhecimento e a reputação do profissional.

Uma ideia é verificar se o correspondente bancário tem cartas de recomendação, ou seja, se é indicado pelos agentes financeiros.

São muitos os cuidados que você deve tomar antes de solicitar a aprovação de crédito imobiliário. Então que tal contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Entre em contato com a IDEAL para que possamos lhe orientar sobre sua análise de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *