O que é a composição de renda familiar e como ela ajuda no financiamento imobiliário?

Tempo de leitura: 3 minutos

Encontrou o imóvel ideal para comprar, mas não tem a renda necessária para financiá-lo? Mas isso não é problema, pois você ainda pode tentar a composição de renda familiar para financiamento. Conheça como funciona esse procedimento para comprar o seu imóvel!

Engana-se quem pensa que a composição de renda é válida somente para o comprador da propriedade, pois não são poucas as pessoas que acreditam que somente a renda individual pode ser utilizada para conseguir o crédito imobiliário.

As instituições financeiras do país também aceitam a utilização da composição de renda familiar para financiar imóveis. Entenda como funciona essa opção e quando é vantajoso utilizá-la!

Como funciona a composição de renda familiar para financiamento?

A comprovação de renda é um dos diversos procedimentos necessários exigidos pelas instituições financeiras na hora de aprovar o crédito imobiliário. Quando a renda do solicitante não é suficiente, o financiamento não é aprovado. Porém as instituições oferecem uma opção para complementar esse valor, ou seja, por meio da composição de renda familiar.

As instituições do país permitem que o solicitante comprometa até 30% da sua renda mensal, que foi devidamente comprovada por meio de contracheque, carteira de trabalho, extratos bancários ou de outras formas. Porém, mesmo assim algumas pessoas podem não conseguir a comprovação necessária sozinhas, assim a renda familiar pode ser utilizada como forma de conseguir o crédito necessário para a compra do imóvel desejado.

Para fazer essa comprovação, alguns bancos exigem que haja vínculo familiar entre o solicitante e os outros membros para comprovar a renda, como: filhos, pais, união estável,  irmãos, casamento entre os interessados. Apesar de algumas instituições permitirem até amigos nessa opção.

Geralmente não há um limite pré estabelecido da quantidade de pessoas que irão participar da composição de renda familiar, porém isso pode mudar conforme o banco consultado. Além disso, o banco avalia individualmente cada membro familiar e pode pré aprovar ou não a sua participação na composição de renda.

Outro fator importante nessa opção, é que todos os participantes da composição de renda são co-proprietários do imóvel. Por isso, é bom pensar e escolher com atenção quem colocará para compor o valor necessário para conseguir o crédito.

Quando é vantajoso utilizar a composição de renda familiar para financiar um imóvel?

Essa opção de composição de renda oferece diversas vantagens, algumas delas são:

Concretização da compra do imóvel sonhado

Algumas pessoas que sonham comprar uma casa própria somente conseguiram realizar esse sonho de forma mais rápida com a composição de renda familiar para financiamento, pois ainda não possuem recursos suficientes para fazer a comprovação sozinhas.

Aumento do valor para financiar

Algumas pessoas querem um imóvel melhor, e isso custa mais. Então, o aumento da renda pode possibilitar a compra de um imóvel mais caro.

Utilizar o FGTS

A utilização do Fundo de Garantia (FGTS) para a compra de imóveis é permitida, assim quando há composição de renda familiar para financiamento, todos podem utilizar o seu FGTS para a aquisição da casa, podendo utilizar o valor para a entrada ou até mesmo para pagar as parcelas do financiamento.

Agora que já conhece como funciona a composição de renda familiar para financiamento, você quer aprofundar-se ainda mais no assunto sobre a aquisição do imóvel próprio? Então baixe agora mesmo o e-book “Guia: como conseguir o melhor financiamento imobiliário” e fique mais perto da concretização da compra da sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *