Comprar imóvel financiado X à vista

Tempo de leitura: 2 minutos

A maioria das pessoas acredita que comprar um imóvel à vista é a melhor opção, afinal de contas, você não paga juros. Mas será mesmo que é dessa forma? Afinal de contas, tudo tem prós e contras e até mesmo comprar o imóvel à vista apresenta alguns.

Por isso, mostraremos agora quais são as vantagens e desvantagens em comprar um imóvel financiado ou à vista. Descubra agora mesmo quais são neste texto!

Comprar imóvel à vista

A princípio, pode parecer melhor comprar imóvel à vista, afinal de contas, você fica livre dos juros e isso é matemática básica. Mas, na prática, a coisa é bem diferente e é preciso analisar diversos fatores.

Por exemplo, a casa é um bem que tem um valor bastante elevado e boa parte da população brasileira não tem guardado o dinheiro necessário para isso. Além do mais, para ter esse valor pode levar muitos anos e, enquanto isso, você estará gastando dinheiro pagando aluguel. Talvez você só conseguirá o montante quando completar seus 50 ou 60 anos.

Ainda que você coloque o dinheiro na poupança, que atualmente está rendendo apenas 0,5% da Taxa Selic mais a TR, terá que esperar por muito tempo até que tenha o valor por completo. É preciso analisar se o custo do aluguel compensa o valor dos juros que será pago no financiamento e, na maioria dos casos, a resposta é não.

Comprar imóvel financiado

O financiamento tem suas vantagens. A primeira delas é que você estará pagando por algo que será seu, ao contrário do aluguel. Assim, comprar imóvel financiado é ainda mais vantajoso para aqueles que não possuem outro imóvel. Nesse caso, faça uma análise mais criteriosa se for comprar o imóvel na planta.

Outra vantagem do financiamento é o fato de poder utilizar o FGTS que só rende 3% mais a TR, um valor bem abaixo da inflação. Então, enquanto o FGTS está guardado, esse dinheiro está se desvalorizando. Ele pode ser usado para como sinal de pagamento, e amortizar seu financiamento a cada dois anos com os novos depósitos de FGTS.

Como fazer a escolha certa

Depois de ver as vantagens e desvantagens de cada modalidade de compra e identificar quais fatores devem ser analisados antes de tomar a decisão, fica mais fácil escolher.

É claro que outras variáveis precisam ser analisadas. Por exemplo, quanto você ganha, em qual local da cidade pretende morar e o mais importante de tudo: qual será a empresa escolhida para financiar o imóvel. Tenha a certeza de que escolheu aquela que oferece maiores benefícios e boas opções de escolha.

A maioria dos especialistas financeiros indicam uma opção: fazer a compra de forma híbrida. Isso quer dizer que, a melhor opção é dar uma boa entrada e financiar o restante. Dessa forma, será possível ter o seu próprio imóvel antes do imaginado e sem pagar muitos juros por isso.

Quer pré aprovar o seu crédito imobiliário? Entre em contato conosco pelo nosso formulário de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *