5 dúvidas frequentes sobre financiamentos imobiliários respondidas

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem pretende financiar um imóvel possui diversas dúvidas sobre esse processo. Mas, elas não são tão complexas quanto parecerem. Para que você entenda melhor como funcionam financiamentos imobiliários, listamos e esclarecemos as 5 principais dúvidas sobre o assunto!

1. Ainda não comprei o imóvel, posso fazer uma aprovação de crédito?

Sim, é recomendado solicitar a pré-aprovação do crédito imobiliário antes mesmo de escolher o imóvel desejado. Para solicitar o crédito, as instituições que oferecem o financiamento bancário não exigem que você já tenha um imóvel em vista para comprar. Ou seja, o pedido de pré-aprovação de crédito pode ser feita com antecedência.

Ao solicitar a pré-aprovação no início do processo pela busca do imóvel ideal, é possível organizar melhor o seu planejamento financeiro  e ter maior clareza para buscar imóveis que se adequem na faixa do valor máximo concedido de financiamento.

2. Qual sistema de amortização devo escolher para o meu perfil?

Varia de acordo com o perfil do solicitante, porém um dos mais utilizados são o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a Tabela Price. Cada um deles possui suas vantagens, que podem ser analisadas na hora da simulação do crédito imobiliário.

A principal característica do  Sistema SAC é a sua forma de amortizar o financiamento, proporcionando o decréscimo das parcelas mensais, conforme o pagamento e outras questões que envolvem esse tipo de amortização. Já a Price possui um sistema diferente de amortizar o valor financiado, geralmente as parcelas iniciais possuem um valor menor e, com o passar do tempo, o valor das parcelas tendem a aumentar gradualmente.

Na maioria das simulações de crédito, as instituições permitem a escolha da melhor forma de amortização, de acordo com diversas questões que podem ser tratadas

3. Eu posso adiantar algumas prestações em financiamentos imobiliários?

Sim, essa solicitação pode ser realizada a qualquer momento e deve ser acatada pela instituição que financiou o imóvel.  É possível amortizar o saldo devedor parcial ou total, diminuindo o valor da parcela mensal ou o prazo do financiamento, de acordo com as regras contidas na lei. Deixar de pagar juros, taxas e seguros da parcela são algumas das vantagens de adiantar as parcelas do financiamento

4. Onde posso fazer uma simulação e pré-aprovação do crédito imobiliário?

A simulação e pré-aprovação do crédito imobiliário pode ser feita no próprio banco, porém uma das formas mais simples e gratuitas de fazer essa solicitação é por meio de um correspondente bancário, que é um intermediador das instituições financeiras e bancárias do país que oferecem o crédito para a compra de imóveis.

Algumas das vantagens em fazer a simulação e solicitar a pré-aprovação do crédito pelo correspondente bancário são:

  • Acesso a simulações em diversas instituições, podendo escolher a que oferecer as melhores condições
  • Solicitar a pré-aprovação de crédito de maneira simples e rápida
  • Receber o auxílio necessário para obter o crédito imobiliário para a compra da casa própria
  • Atendimento gratuito, a própria instituição financiadora é quem paga pelo serviço do correspondente bancário, e você não paga nada por isso.

5. Caso meu crédito seja aprovado, sou obrigado a utilizá-lo?

Não, após o crédito ser aprovado, você tem até 90 dias para utilizá-lo e, se não utilizar, não precisa pagar nada pela aprovação. As taxas, juros, seguros e parcelas do financiamento imobiliário somente começam a ser cobradas após a utilização do crédito.

Você gostou de conhecer algumas das dúvidas frequentes sobre financiamentos imobiliários? Então continue com a visita em nosso blog para obter outras respostas sobre o assunto, e tire suas dúvidas no nosso FAQ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *