8 dicas de planejamento financeiro para não atrasar as parcelas do financiamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Para realizar sonhos como a compra da casa própria, o planejamento financeiro é essencial. Com isso, você consegue concretizar a compra antes do que imagina. Outro ponto é ter segurança que vai ter condições financeiras para pagar pelo bem adquirido, evitando perdê-lo por falta de pagamento e de organização financeira.

Além possibilitar a concretização dos objetivos, planejar suas finanças garante tranquilidade, economia de dinheiro e a compra do imóvel ideal de forma mais simples. E para que você consiga realizar essa tarefa, listamos 8 dicas!

1. Defina quais são as prioridades para o imóvel

Primeiramente, é preciso definir quais são as necessidades e prioridades para o imóvel que pretende comprar. Essa dica é essencial, já que sem isso fica complicado saber quanto poupar e quanto tempo será necessário para que o planejamento financeiro esteja em ordem para adquirir a propriedade.

Nessa dica é bom levar em consideração o estilo de vida dos moradores, localização, se há intenção de aumentar a família no futuro, quantidade de dormitórios e cômodos e outras necessidades que o imóvel ideal deve ter.

2. Faça uma análise do seu orçamento e o adeque ao planejamento financeiro

Para conhecer quais são suas possibilidades para obter o tão sonhado imóvel, é preciso fazer uma análise do seu orçamento.

Se você fizer a primeira dica ensinada, vai conseguir saber quanto custa o imóvel desejado, quanto você precisa poupar e em quanto tempo poderá comprar a casa, sem ultrapassar o seu orçamento e adequado ao seu planejamento financeiro.  

3. Poupe seu dinheiro

É essencial ter uma reserva financeira e fazer uma poupança para ajudar na concretização da compra do imóvel, mesmo se a sua opção for financiar a propriedade. Com uma reserva financeira suas opções aumentam, assim como o poder de negociação e até conseguir descontos pela casa ideal.

No caso do financiamento imobiliário, a entrada de certa quantia é necessária. Em geral, os bancos financiam até 80% do valor do imóvel, então é necessário ter pelo menos 20% desse valor em recursos próprios ou em fundos como o FGTS.

Por isso, quanto maior for sua entrada melhores são as condições, com uma dívida menor e parcelas que fiquem dentro do seu orçamento, sem o risco de perder o padrão de vida ou atrasar as parcelas do seu financiamento.

4. Analise sua carreira profissional

Muitos investidores e consultores financeiros desaconselham a compra da casa por pessoas em início de carreira, pois não há grande estabilidade profissional. Porém, a compra da casa pode ser um bom investimento, mesmo para os mais jovens, sendo necessário apenas verificar quais são suas condições e necessidades a curto e médio prazo, sempre alinhadas com uma análise correta da sua carreira e perspectivas profissionais.

E para quem está nessa situação e deseja evitar futuros transtornos, o melhor é verificar as opções do mercado imobiliário, como a compra de imóvel na planta. Esse tipo de compra tem um custo menor e uma probabilidade maior de valorização após a entrega das chaves, além da possibilidade de começar a pagar as parcelas do financiamento somente após a entrega da propriedade, o que garante maior estabilidade e segurança ao seu planejamento financeiro e possíveis mudanças na carreira.

5. Faça simulações

Outra forma de evitar transtornos e o atraso das parcelas do seu imóvel, é fazer simulações de crédito imobiliário. Dessa forma, é possível ter acesso às opções oferecidas por diversas instituições do país que trabalham com esse tipo de financiamento, garantindo a escolha da instituição e crédito que oferecem as melhores condições e taxas para o seu caso.

Uma forma bem simples e rápida de fazer diversas simulações em instituições é por meio do correspondente bancário, que é uma instituição intermediadora entre os clientes e as financeiras e bancos do país que oferecem o crédito imobiliário.

Ou seja, de uma só vez é possível fazer simulações rápidas e descomplicadas, sem necessidade de se deslocar a cada uma das instituições para fazer as simulações de crédito. Afinal, a aquisição da casa própria é para ser um momento de alegria e sem grandes transtornos, não é mesmo?!

6. Corte gastos desnecessários

Um dos pontos mais importantes no planejamento financeiro é justamente o corte de gastos, ainda mais aqueles supérfluos, mas que podem fazer grandes estragos ao orçamento.  Lógico que, mesmo na fase de economia para a compra do imóvel, é bom manter a qualidade de vida, mas isso deve ser feito com mais parcimônia.

Muitas pessoas possuem o hábito de fazer pequenos gastos, como comprar objetos, roupas e até comer em restaurantes frequentemente, e esse costume está muito mais atrelada a falta de planejamento financeiro do que a uma real necessidade de adquirir ou frequentar alguns desses lugares.  

Com o passar do tempo, esses pequenos gastos podem fazer verdadeiros estragos as suas finanças, o que pode causar dificuldades de pagar as parcelas do imóvel ou arcar com outras despesas importantes e necessárias.

7. Defina com exatidão o tempo para poupar

Ao definir de forma mais precisa, o tempo necessário para comprar seu imóvel, você tem um melhor planejamento de quanto deve economizar todos os meses, evita ficar com dívidas em excesso e até ficar inadimplente com as parcelas do seu financiamento, já que vai ter reserva para gastos causados por emergenciais e até por mudanças na vida e carreira profissional.

Outro ponto que também entra nessa dica, é a ter maior flexibilidade quanto ao tempo, ou seja, se o imóvel desejado parece um pouco distante por conta do seu orçamento, considere aumentar o tempo de poupança.

8. Saiba qual é o valor de entrada exigido

No financiamento imobiliário é preciso dar uma quantia de entrada,  mas esse valor varia conforme o tipo de imóvel escolhido. Porém, a entrada exigida varia entre 20% a 40% do valor de venda da propriedade.

Dessa forma,  você evita pagar mais juros, ter um aumento no valor das parcelas mensais do financiamento ou fazer outras transações de crédito para concretizar a compra ou pagamento de dívidas oriundas da aquisição da propriedade.

Essas dicas sobre planejamento financeiro são algumas das que devem ser seguidas por quem deseja ter maior tranquilidade com a aquisição, segurança e organização financeira, evitando diversos transtornos no futuro e permitindo que a compra da casa própria seja realmente a concretização de um sonho!

Precisa de assessoria imobiliária para te ajudar na compra do seu imóvel com as melhores condições do mercado? Então, entre em contato com a Ideal Consultoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *