O que faz um despachante imobiliário?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você pensa em adquirir uma propriedade, mas não conhece ou não quer ter realizar todas as etapas da compra sozinho? Então, o serviço de um despachante imobiliário pode ser a solução. Conheça neste post exclusivo, o que é um despachante da área de imóveis, os serviços prestados e a sua importância na hora da compra do seu imóvel!

Muitas pessoas ficam confusas e receosas na hora do processo de compra de um bem importante, é o caso da compra de um imóvel. Alguns dos maiores motivos disso são a falta de conhecimento do mercado  imobiliário, a falta de tempo para dedicar a todo o processo de compra, entre outra razões. Porém, há o serviço do despachante imobiliário, que torna o processo de compra muito mais rápido e prático, garantindo comodidade e segurança ao comprador.

Então, vamos entender como funciona o serviço do despachante da área de imóveis?

Afinal, qual a função do despachante imobiliário?

Você sabia que a compra de um imóvel pode demorar meses? E isso leva uma dedicação enorme de tempo, dinheiro, idas em diversos estabelecimentos para realizar tarefas burocráticas, com isso muitas pessoas acabam até desistindo da compra, outras acabam não realizando os processos necessários, chegando até a perder o imóvel pela demora em concretizar essas tarefas.

Assim, o serviço do despachante imobiliário é a solução para não precisar enfrentar todo esse processo sozinho. Alguns dos serviços prestados pelo despachante são:

  • colaborar para a resolução de problemas e situações burocráticas;
  • fazer a retirada da escritura do imóvel;
  • dar continuidade ao andamento dos negócios;
  • fazer a intermediação entre o cliente e as instituições públicas e privadas, que são necessárias para a concretização do negócio;
  • fazer a representação do cliente que deseja comprar o imóvel  junto a instituições públicas e privadas;
  • entre outros serviços prestados para agilizar e facilitar o acesso a compra da propriedade desejada.

Dessa forma, contar com os serviços prestados por um despachante imobiliário é mais do que uma vantagem, e sim uma necessidade de quem precisa resolver de forma prática a compra do seu imóvel.

Ao utilizar os serviços prestados pelo despachante, é possível ter uma maior tranquilidade, pois todos os procedimentos e documentos serão feitos e apresentados de maneira correta, agilizando e garantindo o sucesso da compra do imóvel.

Além disso, alguns despachantes podem até prestar serviços de simulações e acesso ao crédito imobiliário oferecidos pelas instituições bancárias e financeiras do país. Para isso, o despachante também pode oferecer os serviços de correspondente bancário, empresa apta a fazer a intermediação entre a instituição e cliente, no serviços oferecidos pelo banco, como o financiamento de imóvel.

Ou seja, por meio de um despachante imobiliário é possível fazer todo o procedimento necessário para comprar o seu imóvel, bem mais prático, não acha?

Quanto custa um despachante imobiliário?

Engana-se quem pensa que utilizar os serviços de um despachante imobiliário é muito caro e acessível a poucos, isso não tem fundamento. Se deseja adquirir um imóvel com maior praticidade, então o serviço do despachante também é para você.

O serviço do despachante imobiliário pode ser realizado por profissional  autônomo e também por empresa especializada nesse tipo de serviço. Porém o mais indicado é contratar uma empresa legalmente constituída com sede e estrutura, oferecendo assim mais conforto e segurança para quem contrata.

Mesmo que o valores cobrados sejam acessíveis, é preciso ter prudência na hora de decidir contratar esse tipo de consultoria, já que, infelizmente, também há alguns que trabalham com isso, mas não possuem estrutura física, conhecimento técnico sobre a Lei de Registros Públicos, do Código Tributário Municipal e da Legislação de Ganho de Capital por exemplo.

Então, o ideal é ficar atento a empresas ou profissionais que atuam como despachante imobiliário, com preços muito abaixo dos praticados no mercado.

O recomendado é contratar empresas com tempo de mercado, know-how no atendimento e com alto volume de clientes atendidos. Já que esses são alguns indícios que atestam a qualidade do despachante imobiliário.

Além disso, se for escolher por uma consultoria completa, com serviços de despachante imobiliário e de correspondente bancário, é importante saber que os serviços do correspondente, como simulação de crédito imobiliário, solicitação e proposta de financiamento não devem ser pagos pelo cliente.

Ou seja, é a instituição contratada que faz o pagamento dos serviços do correspondente bancário autorizado para ser o seu intermediador entre a instituição e o cliente, e o cliente somente tem o custo dos serviços de despachante.

O despachante imobiliário substitui o corretor de imóveis?

Todo o profissional da área imobiliária é importante para a concretização da compra do seu imóvel, assim o corretor também ajuda na realização deste sonho, porém, mesmo que eles que o despachante imobiliário e corretor atuem na mesma área, eles realizam serviços distintos, ou seja, um não impede o serviço do outro, e cada um deles facilita no processo de compra do imóvel.

O despachante imobiliário cuida de todos os trâmites e burocracias para a compra do imóvel, ou seja, faz a emissão de documentos importantes e necessários para que a concretização da compra aconteça, agiliza e cuida dos trâmites para que o financiamento no banco seja realizada da forma correta, faz a retirada da escritura do imóvel, entre outros serviços que é realizado por esse profissional, após o cliente já ter escolhido o imóvel desejado para adquirir.

O corretor de imóveis é um profissional capacitado para encontrar um imóvel que atenda às suas expectativas, na região que mais se encaixe nas suas exigências e perfil.  

Além disso, ele também ajuda na negociação da compra com o vendedor do imóvel, além de verificar os valores que estão sendo praticados no mercado, para que o cliente consiga ter o melhor imóvel pelo valor mais acessível.

Quem for utilizar o serviço de um corretor  precisa verificar se ele está apto para prestar esse tipo de consultoria, como cadastro ativo no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), entre outros cuidados antes de contratar esse profissional.

Concluindo, tanto o despachante imobiliário quanto o corretor de imóveis auxiliam e facilitam o acesso e a compra do imóvel desejado, mas cada um deve atuar na sua área específica.

Precisando de um despachante para te auxiliar na compra do seu imóvel? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *