4 dicas para aprovar seu crédito imobiliário

Tempo de leitura: 3 minutos

A aprovação do crédito imobiliário pode dificultar e muito a vida de quem deseja financiar um imóvel e, finalmente, sair do aluguel. É muito frustrante ter todos os planos na mente, já ter escolhido o imóvel, o local e até mesmo os móveis e não ser aprovado. Mas existem formas de facilitar essa etapa.

Seguindo algumas dicas simples, as suas chances de ter o crédito imobiliário aprovado aumentam consideravelmente. Quer saber quais são elas? Listamos abaixo as principais para ajudar você nessa importante caminhada!

1. Separe toda a documentação

Depois de escolher a instituição pela qual deseja fazer o seu financiamento imobiliário, vá até ela e veja quais são os documentos necessários para isso. Essa é uma etapa muito importante, afinal de contas, na falta de algum documento o seu financiamento não será aprovado.

Para se organizar melhor, faça uma lista deles e vá eliminando cada um à medida que já estiver com o arquivo em mãos. Assim, fica mais fácil não se perder.

2. Solucione pendências no CPF

Qualquer tipo de crédito que você precise, desde um cartão de crédito até um financiamento imobiliário, é necessário que o seu CPF não tenha pendências. Isso quer dizer que você não deve ter dívidas em seu nome se deseja ter o seu crédito imobiliário aprovado.

Há casos em que o banco pode aprovar o financiamento, a depender da situação, mas os juros serão muito mais elevados. Afinal de contas, a instituição estará emprestando dinheiro para alguém que, comprovadamente, não pagou uma dívida.

Caso o seu CPF esteja negativado, o melhor a fazer é negociar as dívidas com os credores. Organize as suas contas, e tente pagar o mais rápido possível. Só então, peça a avaliação para liberação do crédito para o imóvel.

3. Abra uma conta no banco

A maioria dos bancos não exigem que você seja correntista para aprovar seu crédito. É possível solicitar a aprovação e escolher o imóvel para financiar, e só então abrir a conta corrente. Entretanto, alguns bancos têm taxas de juros diferenciadas para clientes com histórico de relacionamento com o banco, como cartões de crédito, aquisição de produtos do banco (como seguros de vida ou de automóveis) e até mesmo contas-salário.

A melhor forma de saber como proceder é com a ajuda de um correspondente bancário, que poderá te apresentar as possibilidades de diversos bancos e você só precisará abrir qualquer conta corrente depois de ter certeza que fará seu financiamento na instituição escolhida.

4. Organize os comprovantes de renda

Esse é um documento essencial para aqueles que desejam ter o crédito imobiliário aprovado o mais rápido possível. Afinal de contas, é por meio da renda que a instituição saberá se você pode arcar com as parcelas e o valor que elas devem ser. Lembre-se que não poderá comprometer mais de 30% do que ganha com o empréstimo.

Para aqueles que são autônomos, a renda será comprovada tanto pela movimentação bancária da sua conta corrente quanto, em alguns bancos, por um documento chamado Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Para obter esse documento, você deverá recorrer a uma empresa de contabilidade.

Você pode receber a lista de documentos completa para aprovar seu crédito imobiliário clicando aqui!

Como você pode perceber são alguns passos simples que precisam ser colocados em prática e que facilitam e muito a aprovação do crédito imobiliário. O mais importante é não deixar tudo para a última hora e começar a se organizar o quanto antes. Por exemplo, algumas certidões precisam ser emitidas por um órgão do governo e isso pode ter um prazo mínimo de espera.

Agora que você já entendeu como aprovar o seu crédito imobiliário, entre em contato com a IDEAL para fazermos gratuitamente sua análise de crédito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *