Quando iniciar a busca por aprovação de crédito imobiliário?

Tempo de leitura: 6 minutos

A compra do imóvel sonhado pode começar com antecedência, você sabia? Por meio da solicitação da pré-aprovação de crédito imobiliário, é possível ter muito mais tranquilidade e facilidade na escolha e compra do seu imóvel. Conheça mais sobre a aprovação de crédito imobiliário e o momento ideal para buscar essa solução!

Muitas pessoas desconhecem os trâmites que envolvem a compra de um imóvel e, mesmo com recursos financeiros disponíveis, a compra da propriedade pode ser frustrada. Uma das razões para isso acontecer é a demora na liberação do crédito, ou seja, o imóvel pode ser perdido pelo simples fato de não ter solicitado a aprovação com antecedência do crédito, isso é bem frustrante, não é?

Contudo, isso pode ser evitado, sendo recomendado a busca pela pré-aprovação de financiamento do imóvel antes mesmo do início da procura pelo imóvel ideal.

Afinal, como funciona a pré-aprovação de crédito imobiliário?

Agora que já sabe que é preciso ter agilidade na hora da negociação do imóvel, para não perdê-lo para outro interessado, é preciso também que você entenda como funciona a  pré-aprovação de crédito imobiliário.

As instituições financeiras que atuam no país possuem a pré- aprovação de crédito, inclusive o imobiliário. Com isso, todo interessado em adquirir esse tipo de linha de crédito, pode solicitar a sua pré-aprovação nessas instituições. Assim, conheça 5 características da pré-aprovação de crédito imobiliário:

1. Você não precisa contratá-lo

Engana-se quem pensa que ao solicitar a pré-aprovação de crédito é obrigatório utilizá-lo em caso de aprovação. A pré-aprovação serve para oferecer uma simulação da quantia disponível para o crédito desejado e maior tranquilidade ao buscar e comprar o imóvel ideal.

Por isso, a pré-aprovação de crédito é recomendada e pode ser feita em qualquer etapa da negociação e até mesmo antes da procura pelo imóvel para a compra.

2. A solicitação é gratuita

Outra dúvida bastante frequente é quanto ao pagamento de alguma taxa para solicitar a pré-aprovação, porém isso não ocorre. A solicitação pode ser feita de forma gratuita nas instituições financeiras do país e diretamente nos correspondentes bancários. Ademais, a solicitação de pré-aprovação pode ser feita em mais de uma instituição, permitindo conhecer as opções que cada instituição tem a oferecer ao consumidor.

3. Conheça seu perfil e chances de adquirir o imóvel

Ao solicitar a pré-aprovação de crédito, é possível ter acesso a seu perfil e verificar quais suas chances de comprar o imóvel desejado, com base na linha de crédito oferecida e condições baseadas no seu perfil de consumidor.

Ao solicitar a pré-aprovação, você consegue fazer um planejamento financeiro bem melhor, pois já fica ciente das perspectivas e o limite de valor que poderá ser utilizado para a compra do imóvel.

4. Utilize uma parte do crédito liberado

Mesmo que a instituição consultada ofereça um valor mais alto do que o valor do imóvel escolhido, você não precisa utilizar todo o crédito e o valor pode ser readequado. Por exemplo: digamos que a instituição consultada faça a pré-aprovação de R$ 300.000,00, mas você precisa de R$ 200.000,00 para conseguir realizar a compra do imóvel. Assim, você pode utilizar apenas o valor necessário, ou seja, pagar o juros e parcelas somente pelo valor utilizado do crédito liberado pela instituição.

Além disso, o percentual de liberação de crédito pode variar conforme a instituição financeira consultada. Atualmente, o valor liberado pelas instituições podem ser de até 90% do imóvel, mas a maioria trabalha com o limite de 80%. Dessa forma, é preciso ter 20% de recursos próprios para dar a entrada do imóvel.

Saber exatamente o valor que poderá ser liberado pela instituição, ajuda na busca e escolha do imóvel que esteja dentro das expectativas, eliminando as opções que estejam fora do orçamento destinado a compra da propriedade.

5. Tranquilidade para escolher o imóvel

Essa é uma das características mais vantajosas de solicitar a pré-aprovação de crédito imobiliário. Ao realizar essa importante etapa antes de buscar pelo imóvel desejado, as suas chances de ter maior sucesso no negócio aumentam.

Com a pré-aprovação garantida, você tem muita mais confiança e tranquilidade para buscar imóveis que se enquadrem nas suas exigências e em seu orçamento.

Todas essas características fazem da pré-aprovação uma etapa essencial antes da escolha do imóvel desejado, aumentando a probabilidade de conseguir concretizar o negócio e a compra da propriedade de forma rápida, diminuindo as chances de perder o imóvel para outro comprador.

Cadastro positivo: maior facilidade ao crédito

Você já conhece o cadastro positivo? A inovação foi aprovada por Lei em 2017. Criado em 2011, o projeto beneficia e facilita o acesso ao crédito aos chamados “bons pagadores”. Ou seja, o consumidor que paga em dia suas contas em seu nome, como:

  • conta de serviço de água;
  • conta de serviço de esgoto;
  • conta de serviço de luz;
  • crediários;
  • financiamentos;
  • gás;
  • telefone;
  • entre outras contas emitidas no nome do consumidor.

Os dados do consumidor são fornecidas ao cadastro positivo, e podem ser consultados pelas instituições na hora da análise e liberação de crédito. Além de beneficiar os que estão com as contas em dia, o cadastro também pode beneficiar o consumidor inadimplente. A instituição pode analisar todo o histórico de crédito, verificando se o consumidor está apto ou não a ter o crédito liberado, mesmo com alguma restrição em seu nome.

O projeto foi aprovado pela  Lei Complementar (PLP 411/17), na Câmara dos Deputados. O projeto teve a maioria de votos a favor, e um dos motivos foi que o projeto prevê uma possível diminuição da taxa de juros cobradas pelas instituições ao fornecer o crédito. Já que com o Cadastro Positivo, as chances de inadimplência tendem a diminuir.

O que cadastro positivo muda na aprovação de crédito imobiliário?

Teoricamente, o projeto do Cadastro Positivo viabiliza a obtenção do crédito imobiliário, pois facilita o acesso ao consumidor com as “contas em dia” e também ao inadimplente. Além de ambos terem acesso ao crédito com uma menor taxa de juros, maior chance de aprovação e aumento no valor do crédito, entre outras vantagens que o projeto garante ao consumidor do país.

Lembre-se ao decidir solicitar a pré-aprovação de crédito imobiliário, consulte várias instituições financeiras. Assim, é possível ter acesso as melhores taxas, propostas e decidir a melhor opção de acordo com suas expectativas e perfil.

Quer iniciar o seu processo de aprovação de crédito? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *