Tempo de leitura: 3 minutos
Decisões importantes da vida não são fáceis de tomar, não é mesmo? E a compra da casa própria é uma delas. Mas essa decisão pode ser bem realizada quando há atenção aos pontos mais importantes desse tipo de aquisição. Por isso, se você já teve o crédito pré-aprovado, mas ainda não decidiu qual casa comprar, confira 5 dicas para escolher o melhor imóvel!
1. Conheça quais são as suas necessidades para escolher o melhor imóvel
O imóvel é um dos bens que mais necessita de investimento e, por ser um bem caro, é preciso ter bastante atenção se ele realmente atenderá as necessidades dos seus moradores.
De nada adianta morar bem e na casa própria, se o imóvel comprado não atende as reais necessidades da família no presente e até no futuro, pois esse tipo de compra é um planejamento para um longo período.
Para decidir bem pese os seguintes pontos:
- localização;
- tamanho do imóvel;
- quantidade de dormitórios e banheiros;
- vagas de garagem;
- disposição dos cômodos;
- condomínio ou casa padrão;
- entre outros aspectos do imóvel e necessidades da família que vai adquirir a casa.
2. Pesquise sobre o bairro e a vizinhança
Nada mais frustrante do que morar em um bairro que não gosta, não é mesmo? Quando a casa é alugada, somente precisamos esperar o tempo do contrato ou pagar uma pequena multa rescisória. Porém se o imóvel é nosso, isso fica bem mais difícil. Por isso, é sempre bom pesquisar como é o dia a dia do bairro que deseja morar e também a sua vizinha, se é composta por pessoas mais jovens, ou por famílias.
Além disso, fique atento às questões como movimentação da rua e horário de maior fluxo de pessoas. Bairros com vida noturna mais agitada podem não ser a melhor escolha para família, por exemplo, pois geralmente elas estão em busca de lugar mais tranquilo, principalmente no período noturno.
3. Consulte sobre a valorização dos imóveis da região escolhida
Quem adquire um imóvel quer que ele valorize, porém algumas regiões possuem mais chances de valorização do que outras. Se esse é um ponto muito importante para você, é melhor fazer uma boa pesquisa antes de decidir em qual região vai comprar o seu imóvel.
4. Verifique a infraestrutura
Morar em uma região com boa infraestrutura é sempre recomendado. Por esse motivo, antes de escolher o melhor imóvel, verifique bem a infraestrutura do bairro, como:
- Serviços públicos básicos (saneamento, coleta de lixo, energia, sistema de transportes, telecomunicações);
- Escolas faculdades;
- Lazer e esportes (parques, shoppings, teatros, cinemas, museus, academias)
- Comércios e serviços em geral ( restaurantes, bares, supermercados, padarias, farmácias)
- Acesso à saúde (hospitais, clínicas, postos de saúde).
Contudo, cada pessoa ou família precisa de um tipo diferente de infraestrutura, e isso deve ser bem analisado antes de escolher o melhor imóvel para comprar, pois sabendo o que precisa a escolha fica bem mais simples.
5. Escolha pela segurança
A segurança é uma das principais preocupações das pessoas. Dessa forma, é possível analisar a compra de um imóvel em um condomínio ou em bairros menos violentos e em regiões consideradas mais seguras. Além de garantir mais tranquilidade e segurança para você e sua família, comprar imóvel em região com menores índices de violência também garante muito mais valorização do seu patrimônio.
Gostou das dicas para escolher o melhor imóvel para comprar após ter o crédito imobiliário pré-aprovado? Então, se quiser aprofundar-se no assunto, baixe nosso e-book exclusivo “Passo a Passo para comprar um imóvel“e fique ainda mais perto da aquisição da sua casa!