Dicas para evitar o nome sujo e garantir o financiamento imobiliário

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter o “nome limpo na praça” é uma das melhores formas de ter acesso aos créditos oferecidos no mercado, como: cartão de crédito, crediário em lojas, empréstimos e financiamentos, pois quando há alguma restrição no nome, as instituições podem não liberar o crédito solicitado pelo cliente. Por isso, neste post exclusivo, conheça as 5 dicas para evitar o nome sujo e ter acesso mais facilitado ao crédito imobiliário!

1. Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para evitar o nome sujo e ter seus objetivos que envolvem dinheiro mais próximos de serem realizados. Muitas pessoas negligenciam o planejamento financeiro, o que causa sérios problemas ao orçamento mensal e muita preocupações futuras.

A dica aqui é utilizar uma planilha de controle de gastos, facilmente encontrada na internet, onde você pode listar seus gastos mensais e, com o tempo, seu orçamento estará organizado e longe de dívidas.  

2. Controle seus gastos para evitar o nome sujo

Às vezes a falta de dinheiro e o risco de ficar com o nome negativado está no modo que gastamos nosso dinheiro. E as compras desnecessárias, em excesso ou supérfluas são as maiores causadoras do problema. Por isso, se você já fez o seu planejamento financeiro já consegue saber quais são os gastos em excesso ou desnecessários que estão sendo feitos, não é mesmo?

Para contornar o problema, verifique se há realmente necessidade e urgência em fazer uma nova aquisição. Fique de olho também em compras a prazo, que podem ser um verdadeiro problema quando feitas em demasia e sem planejamento. E, sobretudo, fuja dos juros altos, grande causador do descontrole financeiro e do nome negativado.

3. Fique de olho no vencimento das suas contas

Quando as contas tem data de vencimento em dias distintos, não é incomum de esquecer de efetuar o pagamento de alguma delas na data de vencimento, o que acarreta cobrança de juros. Por isso, tenha sempre um controle do dia do vencimento de todas as suas contas, principalmente as fixas e mensais, o que ajuda a evitar o nome sujo.

4. Não empreste seu nome

De nada adianta seguir todas essas dicas, mas não ter cautela e acabar “emprestando o nome” para terceiros. Não é pequeno o número de pessoas prejudicadas por esse tipo de boa-fé. Em alguns casos e para algumas pessoas, emprestar o nome pode até ser válido, porém, saiba que há sempre o risco da pessoa não pagar ou ter condições para quitar a dívida. Essa é uma dica essencial se deseja evitar o nome sujo.

5. Tenha uma reserva financeira

Ninguém está imune a situações de emergência, não é mesmo? Por isso, o ideal é sempre ter uma reserva financeira e, assim, evitar ficar com o nome negativado. Para isso, esses valores não devem ser utilizados para pagar contas mensais ou serem guardados com o dinheiro poupado todo o mês para a aposentadoria, por exemplo.

Define uma porcentagem para guardar e somente utilize em situações de emergências como: reparos de emergência na sua casa, despesas com doença, compra de remédios, entre outras.

Seguindo essas dicas, você poderá ter maior tranquilidade financeira, além de acesso mais fácil ao financiamento imobiliário!

Agora você já conhece como evitar o nome sujo, não é mesmo? Então, aproveite e baixe gratuitamente, nosso guia de como conseguir o financiamento imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *